sexta-feira, 3 de maio de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Cidade de Braga

A Sé de Braga, a mais antiga arquidiocese de Portugal é o ex-libris da cidade. Mandada construir no séc. XII por D. Henrique e D. Teresa, que têm os seus túmulos na capela dos Reis ou do Fundador, rivalizava o seu poder com a Sé de Santiago de Compostela.Nela se encontram testemunhos artísticos dos vários séculos que atravessou. Do estilo românico inicial, conservam-se a Porta do Sol, a planta com deambulatório, o pórtico principal e a absidíola do claustro de Santo Amaro. Foram seus arquitectos os prelados do Mosteiro de Cluny (França), São Giraldo e Maurício Brudino. No séc. XV, o gótico impôs-se na construção da galilé de entrada no templo. No interior, podemos encontrar um túmulo de talhe gótico-flamengo, pertencente ao filho do rei D. João I, o Infante D. Afonso. Do reinado de D. Manuel, no século seguinte, introduziram-se outros elementos decorativos em que se destaca a Pia Baptismal e, no exterior da capela-mor, um nicho com a estátua de Nossa Senhora do Leite atribuída a Nicolau Chanterenne, que integra o brasão da cidade.
Cidade de Braga

O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Tenões, uma freguesia dos arredores de Braga, Portugal. O Bom Jesus possui uma grande igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus) alguns hotéis e um elevador funicular hídrico centenário.Foi projectado pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles que se encontrava em ruinas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal. A fachada é ladeada por duas torres e termina num frontão triangular.
Cidade de Braga

Arcada á noite - Praça da Républica, na qual se situam os cafés Viana e Astória e o xafariz com fonte luminosa.
Cidade de Braga

SANTUÁRIO DO SAMEIRO - A sua construção iniciou-se a 14 de julho de 1863, ficou concluída já no séc. XX. Destaca-se no seu interior o altar mor em granito branco e o sacrário em prata.Frente ao Templo existe um imponente escadório, no topo do qual se erguem dois altos pilares encimados da Virgem Maria e do Coração de Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário